Avatar

A Ilha do Mel

Ilha do Mel

Um paraíso no litoral do Paraná!

A Ilha do Mel está localizada no estado do Paraná, no município de Paranaguá. É uma área de preservação administrada pela IAT (Instituto Água e Terra).

A ilha do Mel é um ponto turístico de muita importância no estado do Paraná. Muitas pessoas consideram que a ilha tem as melhores praias do estado, composta por uma paisagem maravilhosa cheia de montanhas, belas praias, monumentos históricos e cenários paradisíacos, um prato cheio para os amantes da natureza, esportes de aventura e famílias que procuram por um lugar único.

Para manter a preservação do meio-ambiente e evitar a degradação da Ilha, não é permitido veículos automotores e de tração animal, apenas os carrinhos de Lixo e da polícia são permitidos, sendo eles eletricos, além disso o número de visitantes é limitado a 5.000 pessoas por dia.

A locomoção dentro da Ilha é feita por trilhas de areia, que dão a impressão que o lugar parou no tempo, repleto de vida animal e passaros lindos.

Só é permitida a visitação em espaços delimitados da Ilha. Uma grande parte de seu território se constitui de área de preservação, onde não é permitido o acesso.

Os pontos turísticos de maior destaque na Ilha do Mel são a Gruta das Encantadas, o Farol das Conchas e a Fortaleza de N. S. dos Prazeres, todos abertos à visitação pública, mas é claro que a ilha tem muito mais a oferecer!

Além dos pontos turísticos mais visitados a ilha conta com diversas praias desertas, pscinas naturais e segredos que somente quem vem pra cá descobre.

Com uma excelente estrutura para receber visitantes, a Ilha do Mel oferece excelentes Pousadas, Restaurantes, Bares, Passeios e diversos serviços aos visistantes!

 

Praia de Encantadas

 

 

Localizado no lado sul da ilha está a vila das Encantadas, com uma excelente infraestrutura de recepção turística, restaurantes, bares, lanchonetes, pousadas e chalés. Em Encantadas está um dos patrimônios naturais mais importantes da Ilha, a Gruta das Encantadas, recheada de  mistérios e lendas, próxima à Praia do Mar de Fora, voltada para o mar aberto, com boas ondas para surfe e uma grande faixa de areia, adorada por todos aqueles que gostam de passar o dia em frente ao mar. Para se chegar até a gruta, há uma passarela de madeira que leva até a sua entrada.

Abriga também os famosos, morro da Cruz, Morro do Sabão que dá acesso a Praia do Miguel onde todos os anos Entre Maio e Julho acontece a grande pesca tradicional da Tainha, um evento lindo e único que só quem já vivenciou sabe o quanto é maravilhoso, além é claro da Bica do Norinho que mantém até hoje a lenda de quem toma de sua água fica.

Nos finais de semana e na temporada de verão, a noite é animada por bares e forrós, frequentada por grupos de famílias, casais e jovens de todas as idades!

 

Nova Brasília

 

Localizada na parte mais estreita da Ilha, a vila da Nova Brasília é uma das principais vilas da Ilha. Com uma boa infraestrutura de recepção turística, restaurantes, lanchonetes, pousadas e resorts e uma boa vida noturna nos finais de semana e na temporada.

A Nova Brasília é o local de entrada para ir ao Farol das Conchas, à Praia Grande e à Fortaleza, lugares que com certeza você vai querer conhecer.

Conta com diversas praias para a pratica do Surf, como a Paralelas e a Praia Grande e a Praia de Fora.

Ótima pedida para quem gosta de caminhar e fazer trilhas mais longas com acesso a praias desertas como a praia do Belo.

 

 

Principais Pontos Turísticos na Ilha do Mel 

 

A Ilha do Mel é repleta de atrativos naturais e históricos, ambientes paradisíacos e praias de tirar o folego! 

Conheça abaixo os principais pontos turísticos e planeje seu roteiro para que você possa conhecer todas essas maravilhas que a Ilha abriga! 

 

Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres 

 

A Fortaleza Nossa senhora dos Prazeres também referida como Fortaleza da Barra ou Fortaleza de Paranaguá, localiza-se na praia da Fortaleza, está na divisa da parte povoada com a área de preservação ambiental da Ilha do Mel, no sopé do morro da Baleia (hoje da Fortaleza), litoral do estado do Paraná, no Brasil. 

Construção de 1767-1769, feita por determinação do Rei de Portugal Dom José para proteger a Baía de Paranaguá e modernizar a navegação brasileira. 

Dominando a barra do canal grande de acesso à baía de Paranaguá, essa fortificação destinava-se à defesa estratégica da antiga vila de Paranaguá, garantindo a segurança do seu ancoradouro, quinze milhas adiante, onde era embarcado o ouro, a madeira e, mais tarde, a erva-mate extraídos da região, contra os corsários e espanhóis que frequentavam aquele trecho do litoral. 

O acesso, desde a vila de Nova Brasília, é feito à pé pela praia ou na maré cheia, por uma trilha, com cerca de 4 km de extensão. 

Por lá você também pode subir por uma trilha o morro e avistar a paisagem no morro da Baleia, local onde também fica o labirinto dos canhões! 

Venha conhecer um pouco mais sobre a Ilha com os nossos passeios. 

 

Farol das Conchas 

O Farol das Conchas foi construído em 1872, por ordem de Dom Pedro II, para orientar e os navegadores da Baía de Paranaguá e modernizar a navegação em águas brasileiras. 

Está situado no topo do Morro das Conchas na vila de Nova Brasília e pode ser avistado de quase todos os pontos da ilha. 

Para chegar até o Farol você terá uma caminhada linda e uma longa escada para chegar a sua base, mas podemos garantir que vale a pena subir cada um de seus 150 degraus para chegar ao topo do morro, de onde é possível ter uma vista panorâmica e privilegiada de quase toda a Ilha do Mel, uma grande dica é assistir ao pôr do Sol de lá pois é fantástico e inesquecível. 

Infelizmente não é possível entrar e subir o Farol, mas com certeza você vai querer chegar pertinho dele e apreciar o visual que seu mirante reserva. 

O Acesso ao Farol das Conchas pode ser feito por trilha a partir do Trapiche de Brasília (1,6 Km – 30 min) ou também a partir das Encantadas (6,4 Km – 2 h). 

 

 

 

Gruta das Encantadas 

 

A Gruta das Encantadas fica Localizada na parte sul da ilha, a gruta é um patrimônio natural formado por uma fenda no paredão rochoso inserida no "Morro da Gruta", formado por um tipo de rocha chamado migmatito, é dividido por um veio de rocha negra, o diabásio, e se formou pela ação do mar sobre o diabásio, menos resistente que o migmatito 

A Gruta das Encantadas além de linda e impressionante, carrega consigo diversas lendas e mistérios, uma delas é a lenda das Sereias das Encantadas, vale a pena vir conhecer e se encantar. 

Para se chegar até a Gruta basta seguir as principais trilhas sendo todas elas de fácil acesso aos visitantes e turistas, para facilitar o acesso ao local, há uma passarela que leva o visitante até a entrada da gruta. 

Por ali você também tem uma vista privilegiada do canal de acesso ao Porto de Paranaguá, com isso tem a oportunidade de avistar os grandes Navios que navegam em águas brasileiras. 

Perfeita para tirar lindas fotos, com certeza você tem que conhecer! 

 

 

 

Baía dos Golfinhos 

 

A Baía dos Golfinhos fica situada próximo à Ilha das Peças, local famoso pela grande quantidade de vida marítima, abriga um grande berçário para os Botos - Cinza que são uma espécie de golfinhos pequenos. 

Ver um golfinho em qualquer lugar já é uma sensação encantadora e indescritível, agora ver esses golfinhos na Ilha do Mel é ainda mais encantador e único. 

Os golfinhos podem ser observados em grupos de 2 ou mais animais e encantam turistas de todo o mundo que buscam viver experiencias únicas em meio a natureza. 

Além é claro da grande quantidade de passaros que aproveitam para se alimentar nessas aguas rica em vida.

Passear por essas águas com certeza se torna inesquecível!